sábado, 23 de agosto de 2008

Modelagem de roupas

Os conceitos e técnicas adotadas nesta formação visa oferecer conhecimento para confecção de modelagem planificada feminina. É um curso para iniciantes que em sua maioria nunca fizeram moldes e nunca costuraram. Tem por finalidade última auxiliar na concretização dos conhecimentos teóricos sobre moda.

A proposta é que ao final do curso (dez/08) o grupo possa desenvolver uma coleção, cada um confeccionando sua criação.

Conteúdo - modelagem feminina (saia, blusa, vestido e calça)

Parâmetros antropométricos para modelagem plana.
Estudo de tabela de medidas.
Traçado de diagramas,
Elaboração de bases,
Leitura de modelo,
Elaboração de molde para corte
Gradação (criar a grade de tamanhos - P/M/G)

O trabalho da(o) modelista é fazer o molde para corte da roupa, ela(e) interpreta o modelo (desenho,croqui, foto, outra peça), fazendo uma leitura de todas as partes da roupa, todos os cortes e recortes, desenvolvido segundo as informações do estilista.
O princípio técnico-científico da modelagem e os benefícios estéticos visam o caimento, o design e o conforto como forma de atender as necessidades e os desejos das pessoas.
Ao fazer a modelagem deve-se observar todos os detalhes do modelo a ser confeccionado. Os aspectos vão do tecido utilizado, tipos de fechos (botões,ziper), forro, entretela, e outros. Essa, entre outras é a atividade específica do modelista para o desenvolvimento do produto.


Em minha pesquisa sobre modelagem e suas diversas formas encontrei com Madeleine Vionet precusora do corte na diagonal. Olhem essa obra:


Um bom lugar para ir é o Blog da Sônia Duarte - Modelista profissional e pesquisadora - Modelagem Industrial Brasileira , lá ela auxilia várias pessoas, tira dúvidas e dá dicas de como fazer outras tantas.


Sobre Medidas... uma discussão sem fim

Para a aula de modelagem sempre faço um bate papo sobre padrões estético, tipo de corpo, tamanhos e padronização.... proponho que realizem uma pequena pesquisa antropométrica, procurando medir pessoas em idades diferentes e também com formato de corpo diferente. Um exercício de percepção. Apresento algumas tabelas e fazemos a comparações. Proponho ao grupo que faça sua auto medição.... e depois o colega... Peço ao grupo que procure se enquadrar num tamanho na tabela de medidas.


O Comitê Brasileiro de Têxteis da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) indica a necessidade do conhecimento das medidas antropométricas indicadas pela norma NBR13377, datada de 1995. No momento passa por uma atualização e nova denominação:
Medidas do Corpo Humano Para Vestuário. Define os padrões referenciais assim como as tabelas de medidas correspondentes ao tipo físico da pessoa a qual estão destinadas às peças.

Outro lugar interessante é o modelagem.blog lá também tem dicas interessantes.


Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas
Modelagem Industrial Brasileira
Madeleine Vionnet

2 comentários:

Unknown disse...

preciso utilizar uma citacao deste artigo no meu projeto de estagio,sera q vcs poderiam me passar o autor do artigo:

Croqui da Moda disse...

Realmente saber fazer está na moda! E é por isso que o blog www.qcroqui.blogspot.com foi criado para dar uma base às pessoas que queiram aprender como se faz. É só soltar a criatividade... além de ter atualizações que ajudam muito.