segunda-feira, 11 de agosto de 2008

1 - Interação Social

Esta atividade tem como proposta a problematização da questão do 'EU' e do 'Outro' na sociedade. Para isto apresentei algumas frases e pedi para que a educandas falassem sobre elas.

O ser humano vivem em grupo, nesta vivência aprende e desenvolve as atitudes e comportamentos que lhe possibilitam realizar-se como pessoa.

O ser humano pode, até certo ponto, escolher os grupos de que pretende participar, como também existem diversas formas de organização social.

São raros os casos de total isolamento de indivíduos. É mais frequente o isolamentos de grupos, que ocorrem por fatores geofísicos: distância, falta de via de acesso e comunicação, rios, marés, mangues...

para debate levantei as seguintes questões:

é possível viver em isolamento? qual é nossa relação com o outro?

realmente escolhemos os grupo dos quais participamos?

Como fazer para vivermos com tantas diferenças?

as participantes responderam questões... e também confccionaram cartazes expressando o conteúdo. (eu ia colocar o cartaz aqui, mas houve um acidente e eles foram parar no lixo! - depois explico!)

Neste dia acabamos fazendo uma discussão sobre isolamento. O próprio grupo reconheceu que estava fazendo isso com algumas colegas, principalmente uma...
Foi colocado em questão a possibilidade de diálogo com o diferente, assim o grupo poderia estabelecer limites e fazer combinados de convivência. Como a pessoa chave não estava presente a conversa ficou de ser retomada no encontro seguinte.

Nenhum comentário: