sábado, 23 de agosto de 2008

Modelagem de roupas

Os conceitos e técnicas adotadas nesta formação visa oferecer conhecimento para confecção de modelagem planificada feminina. É um curso para iniciantes que em sua maioria nunca fizeram moldes e nunca costuraram. Tem por finalidade última auxiliar na concretização dos conhecimentos teóricos sobre moda.

A proposta é que ao final do curso (dez/08) o grupo possa desenvolver uma coleção, cada um confeccionando sua criação.

Conteúdo - modelagem feminina (saia, blusa, vestido e calça)

Parâmetros antropométricos para modelagem plana.
Estudo de tabela de medidas.
Traçado de diagramas,
Elaboração de bases,
Leitura de modelo,
Elaboração de molde para corte
Gradação (criar a grade de tamanhos - P/M/G)

O trabalho da(o) modelista é fazer o molde para corte da roupa, ela(e) interpreta o modelo (desenho,croqui, foto, outra peça), fazendo uma leitura de todas as partes da roupa, todos os cortes e recortes, desenvolvido segundo as informações do estilista.
O princípio técnico-científico da modelagem e os benefícios estéticos visam o caimento, o design e o conforto como forma de atender as necessidades e os desejos das pessoas.
Ao fazer a modelagem deve-se observar todos os detalhes do modelo a ser confeccionado. Os aspectos vão do tecido utilizado, tipos de fechos (botões,ziper), forro, entretela, e outros. Essa, entre outras é a atividade específica do modelista para o desenvolvimento do produto.


Em minha pesquisa sobre modelagem e suas diversas formas encontrei com Madeleine Vionet precusora do corte na diagonal. Olhem essa obra:


Um bom lugar para ir é o Blog da Sônia Duarte - Modelista profissional e pesquisadora - Modelagem Industrial Brasileira , lá ela auxilia várias pessoas, tira dúvidas e dá dicas de como fazer outras tantas.


Sobre Medidas... uma discussão sem fim

Para a aula de modelagem sempre faço um bate papo sobre padrões estético, tipo de corpo, tamanhos e padronização.... proponho que realizem uma pequena pesquisa antropométrica, procurando medir pessoas em idades diferentes e também com formato de corpo diferente. Um exercício de percepção. Apresento algumas tabelas e fazemos a comparações. Proponho ao grupo que faça sua auto medição.... e depois o colega... Peço ao grupo que procure se enquadrar num tamanho na tabela de medidas.


O Comitê Brasileiro de Têxteis da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) indica a necessidade do conhecimento das medidas antropométricas indicadas pela norma NBR13377, datada de 1995. No momento passa por uma atualização e nova denominação:
Medidas do Corpo Humano Para Vestuário. Define os padrões referenciais assim como as tabelas de medidas correspondentes ao tipo físico da pessoa a qual estão destinadas às peças.

Outro lugar interessante é o modelagem.blog lá também tem dicas interessantes.


Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas
Modelagem Industrial Brasileira
Madeleine Vionnet

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O povo Brasileiro - encontros e desencontros...

Aqui Darcy Ribeiro faz a síntese da Nação Brasileira.... Assim somos... brasileiro, inventando uma forma de estar no mundo.

Entre outras coisas olhem as colchas em retalhos que mostram a multiplicidade brasileira...








Para saber mais vá no Youtube...

O povo Brasileiro 3

'O Povo Brasileiro ' de Darcy Ribeiro...

Matriz Afro






O povo Brasileiro 2

'O Povo Brasileiro ' de Darcy Ribeiro...

Matriz Lusa






terça-feira, 12 de agosto de 2008

O povo Brasileiro 1

Dando continuidade ao primeiro tema - homem e sociedade - assistimos o filme sobre o livro 'O Povo Brasileiro ' de Darcy Ribeiro... Vimos os capítulos referentes as três matrizes étnicas que formaram o Brasil.

A intenção ao passar esse filme foi pela possibilidade de discutir as diferenças entre as culturas...

1 - Matriz Tupi






segunda-feira, 11 de agosto de 2008

1 - Interação Social

Esta atividade tem como proposta a problematização da questão do 'EU' e do 'Outro' na sociedade. Para isto apresentei algumas frases e pedi para que a educandas falassem sobre elas.

O ser humano vivem em grupo, nesta vivência aprende e desenvolve as atitudes e comportamentos que lhe possibilitam realizar-se como pessoa.

O ser humano pode, até certo ponto, escolher os grupos de que pretende participar, como também existem diversas formas de organização social.

São raros os casos de total isolamento de indivíduos. É mais frequente o isolamentos de grupos, que ocorrem por fatores geofísicos: distância, falta de via de acesso e comunicação, rios, marés, mangues...

para debate levantei as seguintes questões:

é possível viver em isolamento? qual é nossa relação com o outro?

realmente escolhemos os grupo dos quais participamos?

Como fazer para vivermos com tantas diferenças?

as participantes responderam questões... e também confccionaram cartazes expressando o conteúdo. (eu ia colocar o cartaz aqui, mas houve um acidente e eles foram parar no lixo! - depois explico!)

Neste dia acabamos fazendo uma discussão sobre isolamento. O próprio grupo reconheceu que estava fazendo isso com algumas colegas, principalmente uma...
Foi colocado em questão a possibilidade de diálogo com o diferente, assim o grupo poderia estabelecer limites e fazer combinados de convivência. Como a pessoa chave não estava presente a conversa ficou de ser retomada no encontro seguinte.

Ética e cidadania e comunicação..

Para este tema tive 15 encontros com duração de 2 horas... elas aconteciam as sextas feiras...

A primeira questão que coloco é como 'ensinar ética, cidadania e comunicação"'... vou passar a discursar uma moral, um ativismo que morre em palavras ou simplesmente falar da importância da boa dicção ...
Para organizar o currículo logo me veio na lembrança um livro : Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação de Walter Benjamin.... no capitulo 1 diz "quando se pretende incutir o amor ao próximo em uma criança", não basta apenas contar sobre o trabalho das pessoas que produziram, quanto esforço foi colocado. Porque esta explicação só tocará a criança se esta já conhecer a simpatia e o amor ao próximo. "E ela só vivenciará estes sentimentos na comunidade não numa aula de moral".
Com isso concluo que não basta meu discurso... minha ações são muito importantes, minha postura perante ao mundo... falar de ética, cidadania e comunicação é antes de tudo uma prática...

Organizei as atividades da seguinte forma:
1- o homem e a sociedade - processo de interação social
2 - direitos humanos do que estamos falando
3 - participação nos processos sociais
4 - Comunicação e sociedade
5 - moda e comunicação